O Etiqueta Virtual já falou, em textos anteriores, sobre o tom de voz na internet, destacando o quanto a pontuação, os emojis e as risadas podem impactar na interpretação de uma mensagem.

Agora, continuando com a nossa série sobre boas práticas de e-mail, vale ressaltar que o tom de voz também deve ser um fator para se prestar atenção, já que toda a comunicação por essa ferramenta se dá de maneira escrita, não tendo nem a opção de áudio.

Mas considerando o e-mail, vamos além das dicas dadas anteriormente, já que é importante tomar cuidado com o chamado “internetês”, principalmente se a mensagem for para fins formais e profissionais.

O “internetês” nada mais é do que a utilização de abreviações ou de termos nascidos na internet, onde sua utilização é indicada apenas no ambiente virtual e em momentos informais, como conversas com os amigos nas redes sociais.

Algumas abreviações são tão comuns que, no momento de escrevermos um e-mail formal, nem percebemos que a utilizamos. É o caso de “vc”, que significa “você”. Ou “tbm”, que é a abreviação de “também”.

Outra característica do “internetês” é substituir os acentos por letras. Nas palavras terminadas em “ão”, substitui-se por “aum”. Quem nunca leu a palavra “naum” ao invés de “não”? Esse hábito surgiu no começo dos computadores, quando não havia acentuação nos teclados.

Mas, hoje em dia, sendo possível utilizar todos os acentos, deve-se deixar a prática de lado ao mandar um e-mail ou trocar mensagens formais.

Também vale lembrar que a maneira como as suas mensagens e e-mails forem interpretadas é o que determinará se as pessoas terão uma boa percepção sua. Assim, o jeito que você escreve é determinante na imagem pessoal e profissional que as pessoas construirão sobre você!

Portanto, sempre preste atenção ao redigir um e-mail e nunca se esqueça de revisar o texto antes de apertar o botão “enviar”! 😉